Imagem Segunda audiência para discutir LDO 2024 foi realizada na Câmara

Segunda audiência para discutir LDO 2024 foi realizada na Câmara

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaLuciano GomesComissão de Orçamento e FinançasEdivaldo Ferreira Jr.Nelson de Vivi LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias

24/08/2023 17:23:00

Foi realizada, na tarde desta quinta-feira, 24, no Plenário Carmen Lúcia, a segunda audiência pública para discutir o orçamento financeiro de 2024. A iniciativa foi da Comissão de Finanças e Orçamento, composta pelo vereador e presidente Luciano Gomes (PCdoB), e pelos vereadores Nelson de Vivi (UB) e Edivaldo Júnior (PTB), e contou com a presença de secretários e técnicos do Executivo municipal.

O presidente da comissão de Finanças, o vereador Luciano Gomes (PCdoB) abriu a audiência agradecendo a participação de todos e ressaltando a importância de reunir a população e os poderes Executivo e Legislativo para discutir o orçamento municipal de 2024.

Murilo Mármore, assessor especial da prefeita, ressaltou a importância da audiência para se discutir a LDO e lembrou que nada se constrói sozinho.  “Conquista deve muito há muitas pessoas que por vezes não tem acolhida ou reconhecimento de vida, e isso não é uma questão da amizade, é uma questão de reconhecimento”, explicou, lembrando da época em que conheceu o vereador Luciano Gomes, ainda muito novo, e mesmo assim “já era líder na região da Limeira” e disse que é preciso reconhecer o trabalho do parlamentar e de outros vereadores, na busca pela melhoria da cidade.

Matheus Novais, Secretário Municipal de Transparência ressaltou a importância do setor de controle interno do município, principalmente na questão de fiscalização. Falou sobre o conte do FPM - Fundo de Participação dos Municípios, que é uma transferência constitucional (CF, Art. 159, I, b), da União para os Estados e o Distrito Federal, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR). “A redução do FPM nos preocupa muito”, lamentou. E finalizou agradecendo a importância da discussão da LDO para a construção de uma sociedade melhor.

Rodrigo Cardoso Bulhões, secretário de finanças do município, apresentou o plano de execução orçamentária da LDO, apresentando importância e áreas de investimentos na cidade e agradeceu a todos que acompanham a discussão da LDO que vem sendo feita na Câmara Municipal.

A Secretária de Governo, Geane Oliveira, começou falando sobre o FPM - Fundo de Participação dos Municípios, lembrando que tudo acontece nos municípios e por esse motivo o corte passa a ser considerada uma grande perda para todos. “Não podemos continuar fechando os olhos para essa decisão por parte do governo e união”, disse. Lembrou que é preciso estar atentos porque as cobranças vem sempre para os vereadores e prefeitos. “Precisamos cobrar o repasse de forma adequada, para continuar avançando”, falou.

O vereador Ricardo Babão, lembrou da honestidade de todos os prefeitos que já passaram por Conquista  e da contribuição de cada um para que a cidade pudesse se desenvolver e se tornar a terceira cidade da Bahia. Ressaltou sua participação em todas as sessões e audiências da casa, principalmente as que discutem o orçamento do município. Parabenizou Luciano pela condução dos trabalhos “com  muita responsabilidade”. Finalizou parabenizando também, toda a equipe da prefeitura pela explanação durante a audiência.