Imagem Câmara celebra Dia do Contador com audiência pública

Câmara celebra Dia do Contador com audiência pública

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaValdemir Dias

25/09/2023 22:22:00

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista comemorou, através de uma Audiência Pública, o Dia do Contador, marcada no Calendário Nacional pelo Decreto-Lei Nº 7.988/1945 e no Calendário Municipal pela Lei Nº 2.148/2017, que foi proposta pelo vereador Valdemir Dias (PT).

Proponente também da audiência, Valdemir destacou a importância desses profissionais. “Atualmente os contadores estão ganhando cada vez mais reconhecimento e desempenhando um papel fundamental nas discussões e decisões importantes. Eles são habilidosos em áreas como perícia, auditoria, controladoria e planejamento tributário, além de fornecerem consultoria valiosa para indivíduos e empresas”, disse ele.

Reconhecimento da categoria - Raimundo Amaral Menezes, presidente da Associação Comercial de Vitória da Conquista parabenizou o vereador Valdemir Dias (PT) pela realização da audiência como forma de valorização e reconhecimento do profissional de contabilidade e convidou todos para visitarem a associação e relatou que em breve terá novidades para a comunidade.

Relevância social - O delegado da Receita federal para Vitória da Conquista, Artur César Leone, destacou que os contadores realizam um trabalho de grande relevância social. “A gente não pode perder esse alcance social da profissão contábil, gerando prestação de contas confiáveis, alimentando os principais bancos de dados públicos”, disse ele. “Profissional de importância vital para empresas e para a sociedade. É o profissional que está ao lado do gestor para a melhor escolha tributária, estão na prestação de contas de um condomínio, da Justiça Eleitoral”, completou.

É preciso muito estudo e atualização para desempenhar um bom trabalho - O presidente do Sincotec - Ba, Josafá Barreto ressaltou a importância do dia 22 de setembro, dia em que se comemora o dia do contador. “Não só esse, como em todos os  dias, para nós contadores, é especial”, falou, contando que o sindicato busca sempre atender com bondade e amor. Se disse feliz em ver veteranos e jovens da contabilidade participando do evento e contou que “o sindicato vem a muitos anos lutando e mantendo a comunidade contábil unida e parceira”. Falou que a profissão é desafiante e que “nos faz sempre estudar, buscar a atualização para podermos conduzir bem nossos trabalhos” e finalizou afirmando que o sindicato estará sempre apoiando e ajudando a categoria.

Importância dos contadores públicos efetivos - Representando a prefeita Sheila Lemos, o secretário Municipal de Finanças, Rodrigo Cardoso Bulhões disse que esse é um dia especial, e se declarou feliz em esta representando a prefeita na audiência. Lembrou que o papel do contador é averiguar e acompanhar as auditorias contábeis. “Não podemos esquecer que a economia local e nacional é impulsionada pela veracidade das informações que os contadores passam para as empresas”, disse. Rodrigo lembrou ainda dos contadores efetivos dos órgãos públicos. “Os contadores públicos trabalham incansavelmente ao lado  da prefeita, mesmo com todos os desafios, para impulsionar a nossa economia”, disse relatando que as obras e projetos de sucesso do município passam pelo trabalho desses profissionais.

Participação ativa - O Delegado para Vitória da Conquista do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, Amauri Soares, cobrou maior participação dos contadores nos processos de tomadas de decisão do município, inclusive com vagas nos conselhos municipais. “Os contadores precisam participar mais ativamente dos conselhos. Nós colocamos à prefeita que nós precisamos estar mais ativos na Prefeitura. Doamos o nosso tempo”, apontou. Ainda em seu pronunciamento, Amauri destacou a atuação do CRC em prol dos profissionais contábeis. “Nosso CRC possui certificação digital gratuita para todos aqueles que estiverem ativos em nosso conselho, além de cursos e convênios que o nosso conselho traz”, finalizou.

Cobrança - A Conselheira-vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, Josana Mota cobrou da Prefeitura Municipal a instalação de Sala Especial para atender aos contadores. “Nosso sonho é ter o atendimento especial em todas as secretarias. Hoje, nos municípios de Irecê, Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Itapetinga, Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Teixeira de Freitas já existe o atendimento especial. Nós somos a terceira maior cidade da Bahia e ainda não temos. É muito simples. Nós fazemos a arrecadação acontecer”, solicitou ela.

Em seguida, o psiquiatra Dr. Maurício Costa proferiu uma palestra sobre estresse e Burnout entre os contadores.

Após a palestra, foi feita uma homenagem ao Professor Paulo Pires como forma de reconhecimento pelos serviços à classe contábil de Vitória da Conquista e da Bahia. O também professor Dirlei Bonfim tocou duas músicas e declamou um poema em homenagem a Pires, que faleceu no dia 1º de agosto deste ano. Além disso, foi feita a leitura do Projeto de Resolução Nº 07/2023, que institui o Diploma Professor Paulo Pires, destinado a agraciar Contadores, Empresas Contábeis e/ou Instituições de Ensino que, no Município de Vitória da Conquista, tenham se destacado no âmbito da promoção, fomento e valorização da classe contábil.

Na sequência foram homenageados pelo Conselho, diversos contabilistas, entre eles alguns com mais de 50 anos de CRC ativo. Vitória da Conquista é o primeiro município  homenagear os profissionais contábeis com mais de 50 anos de registro.