Imagem Líder da Oposição, Valdemir quer instalar CPI da Saúde em Conquista

Líder da Oposição, Valdemir quer instalar CPI da Saúde em Conquista

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTValdemir Dias

26/04/2024 10:45:00


Durante o seu pronunciamento na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta sexta-feira, 26, o vereador líder da Bancada de Oposição, Valdemir Dias (PT) quer instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar o Escândalo da Saúde em Conquista, que veio à tona com a Operação Dropout, deflagrada pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria Geral da União com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que teria desviado recursos públicos empregados pela Secretaria de Saúde do município de Vitória da Conquista no combate e prevenção aos efeitos da pandemia (SARS-CoV-2).

Para Valdemir, a gestão impôs à cidade uma vergonha. “É uma situação grave. Desde ontem a gente acordou com essa triste notícia. Uma vergonha para o nosso município. É dever dessa Casa apurar, desenrolar esse novelo. Nós temos que apurar, buscar assinaturas para a abertura de uma CPI para que possamos investigar esses fatos, bem como o que ocorreu durante todo esse período. Não vamos ficar aqui tentando encobrir o Sol com uma peneira, essa Casa tem que cumprir o seu papel de fiscalizadora”, disse Valdemir.“Jadiel Matos, Raul Ferraz, Gildásio Cairo, Pedral Sampaio, Hélio Ribeiro, Murilo Mármore, Guilherme Menezes, José Raimundo, Herzem Gusmão e Sheila Lemos. Esses  são os últimos dez prefeitos de Vitória da Conquista. O cidadão conquistense se orgulhava em falar que nossa cidade, nossos governos nunca tiveram caso de corrupção”, lembrou.

Ele lamentou ainda que o caso tenha ocorrido justamente durante a pandemia, quando muitos morreram devido à Covid. “Que pena que a população conquistense não poderá mais falar: nossos prefeitos que passaram aqui nenhum teve casos de corrupção. Vejam só: o toc toc toc bateu na porta. A Polícia Federal chegou em Vitória da Conquista. Em plena pandemia, pessoas morrendo, pessoas internadas, e acontece uma situação dessa”, destacou Valdemir.

Valdemir chamou atenção para o fato de o autor da denúncia, procurador do município foi exonerado após apresentar a documentação ao Ministério Público. “Quem fez a denúncia foi um procurador, que inclusive foi exonerado”, disse ele. 

Dias ressaltou ainda que, mesmo tendo feito a denúncia, a Prefeitura não afastou os envolvido ao identificar os indícios das graves irregularidades. “Houve omissão da gestão. Se há indícios de irregularidades e corrupção dentro de um governo a primeira coisa quase tem que fazer é afastar os envolvidos até que se apure. Não julgar, nem condenar, mas que sejam fastados os envolvidos até que se apure, o que não aconteceu. Tem secretário que ficou até 2023, teve gente que ficou até ontem”, apontou ele.



 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Julho 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31