Imagem RÁDIO CÂMARA: #PODCAST - Câmara Inclusiva EP14 - Educação Especial e Educação Inclusiva

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaRádio Câmara FM 90.3#podcast - Câmara Inclusiva

27/05/2024 18:38:00

Educação especial e educação inclusiva foi o tema do Podcast Câmara Inclusiva desta semana

A diferença entre educação especial e educação inclusiva foi o tema do Podcast Câmara Inclusiva exibido pela rádio câmara nesta segunda-feira, 27. A jornalista Carla Simões recebeu Alisson Sá, professor de educação especial do município e Fabrine Barroso, neuropsicopedagoga.

Durante o bate papo, eles explicaram a diferença entre os dois termos, lembrando que a educação inclusiva é para todos e a educação especial é voltada para pessoas com deficiência.

Fabrine detalhou como funciona o sistema municipal de educação, no sentido de viabilizar uma educação de qualidade para todos. "Todos os professores são capacitados para atender as demandas de inclusão, seja ela qual for", disse.  Ela ressaltou ainda, a importância do trabalho técnico e profissional afim de identificar as necessidades de cada aluno, "uma vez que cada aluno é único e precisa de atenção diferenciada".

Alisson falou um pouco da sua experiência nas salas de atendimento aos alunos especiais e a necessidade de ter a família sempre por perto. "É a família que nos ajuda a montar o plano de atividades de cada criança. Construimos esse processo à três mãos: família, aluno e escola", disse.

Durante o programa ainda foram abordadas questões voltadas para legislação que garante o direito a inclusão, dificuldades e conquistas nessas áreas.

Todo o programa está disponível no YouTube Câmaravc.

Julho 2024