“O governo do Estado vai salvar o Esaú”, diz Viviane
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTMárcia Viviane
16/05/2025 11:30:00
Na sessão desta sexta-feira (16), a vereadora Márcia Viviane (PT) salientou a importância da categoria dos professores, reconhecendo a legitimidade da luta pelos direitos da classe, sobretudo pelo pagamento do piso salarial. “Saldar o SIMMP e todos os professores que estão aqui nesta casa, reivindicando seus direitos, principalmente o piso salarial retroativo, entendendo a importância de manter um diálogo constante com a categoria tão importante”.
Viviane destacou visitas realizadas na região do Boqueirão, onde a necessidade de reforma do posto de saúde é uma medida urgente. Cobrando do governo municipal a disponibilização de um cronograma informando as unidades de saúde que serão contempladas pelo Programa Saúde Renovada, para que desta forma seja possível passar informações concretas à comunidade. “Me assustei com a situação da unidade de saúde do Boqueirão. A escola está fazendo uma reforma e colocou todo o entulho em frente a unidade. Situação insalubre, a secretaria vai fazer a reforma”.
A vereadora enfatizou que a comunidade do Boqueirão sofre com outras precariedades, mas sobretudo com a situação das estradas que tem dificultado a chegada do carro-pipa para realizar o abastecimento de água. E também o acesso do transporte escolar, obrigando as crianças da localidade a caminharem cerca de 6 km para pegar o ônibus que leva até a escola.
Sobre a situação do Hospital Esaú Matos, Viviane defende que não é momento de politizar, pois a unidade é de gestão municipal e que tem metas físicas e qualitativas a serem cumpridas. Informou que vai solicitar a abertura de uma CPI para investigar a situação da fundação, que segundo ela teve todas as prestações de contas reprovadas pelo conselho de saúde.
“Desde 2011 o Esaú atende o perfil regional. Não é de agora, e não dá para culpar deputados ou governo do estado. Queremos contribuir para que o hospital continue atendendo bem a população. O governo do Estado vai salvar o Esaú. O SUS é patrimônio da população”.
Por Camila Brito