Imagem TRIBUNA LIVRE:  Presidenta do SIMMP cobra valorização do magistério municipal

TRIBUNA LIVRE: Presidenta do SIMMP cobra valorização do magistério municipal

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaTribuna LivreNotícia

21/05/2025 10:05:00


Na sessão ordinária desta quarta-feira (21), a professora Greissy Leôncio Reis, presidenta do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP), utilizou a Tribuna Livre para apresentar as preocupações da categoria com o descumprimento do plano de carreira e da Lei do Piso Nacional do Magistério por parte do Executivo Municipal.

Antes do pronunciamento, o presidente da Câmara, vereador Ivan Cordeiro (PL), explicou que, na última sexta-feira, representantes do SIMMP já haviam feito uso da Tribuna. No entanto, em respeito ao princípio democrático e considerando que a presidenta da entidade estava em Salvador na ocasião, a Casa abriu espaço novamente para o sindicato.

Durante sua fala, a sindicalista destacou a importância da luta por direitos garantidos em lei. “Neste momento, o nosso plano de carreira está sendo descumprido, a lei do piso está sendo descumprida e isso não pode passar despercebido aos olhos de vossas senhorias”, afirmou.

Ela reforçou a relevância histórica do SIMMP, que há 35 anos atua na defesa dos professores da rede municipal e contribui com a sociedade conquistense. “Vitória da Conquista deve a essa entidade que sempre contribuiu com essa sociedade, com as famílias, com a juventude e com a classe trabalhadora”.

A sindicalista alertou ainda para a incoerência entre os avanços nos índices educacionais do município e a desvalorização crescente dos profissionais da educação. “Vitória da Conquista tem tido, nos últimos oito anos, uma curva crescente no índice de desenvolvimento educacional, ao passo que a valorização dos professores tem tido uma curva decrescente”.

A presidenta do SIMMP pediu o apoio dos vereadores para a apresentação de emendas ao projeto de lei em tramitação na Casa, que trata do reajuste salarial da categoria. Segundo ela, o texto atual não prevê o pagamento retroativo do reajuste para todos os professores, conforme determina a legislação. “Nós não somos contra o projeto de lei, nós somos contra as cláusulas que ferem a lei do piso e do magistério. Nós queremos que esta Casa nos apoie com uma emenda, para correção deste projeto”.

Ao finalizar, a professora fez um apelo direto aos parlamentares: “Queremos um posicionamento desta Casa. Nós pedimos que esta Casa observe a legislação.”

 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Maio 2025
17

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31