Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó
20/08/2025 11:05:00
Na sessão desta quarta-feira, 20, o vereador Alexandre Xandó (PT) iniciou sua fala informando sobre o 21 de Agosto, Dia de Celebração ao Patins, Skate e BMX, destacando que a data foi estabelecida no município através de um projeto de lei de autoria do seu mandato para fortalecer e dar visibilidade à categoria, que atualmente foi inserida nas olimpíadas.
“O nosso mandato vai fazer uma grande atividade, de comemoração e de protesto por novas pistas, pela reforma da pista do Raul Ferraz, pela reforma da pista da Praça Ceus, que tem uma parte dela que não pode ser utilizada. No dia 31 de agosto, nós vamos fazer um rolê massa na Olívia Flores”.
Xandó criticou a proposta do executivo que prevê o aumento na taxa de iluminação. Disse que a prefeitura tem cobrado altos impostos e tributos da população conquistense, sem oferecer uma contrapartida. “A prefeita Sheila não cansa de cobrar impostos da população. Agora, está tendo uma proposta de alteração na COSIP, que é a taxa de iluminação. O que é dito como uma modernização, vai atingir, inclusive, imóveis que não tenham ligação da rede elétrica. O projeto da prefeita é para pagar a COSIP, calculada com base no valor final do imóvel. E vai ser cobrada aonde? No IPTU, que já é um dos mais caros do Brasil.
Xandó alertou a população para acompanhar de perto a proposta de projeto do executivo, informando que uma possível aprovação impactará financeiramente a vida dos conquistenses, lembrando que o município tem uma alta arrecadação de impostos com uma alíquota que chega a 18% na taxa de luz.
“Então, você que está nos acompanhando aí, entre em contato com o vereador que você votou. Fale também com aqueles que são ligados à prefeitura, nós não podemos aceitar. Você precisa se mobilizar. Eu voto contra e conclamo os colegas a votarem contra”.
O vereador denunciou a falta de cuidadores para crianças atípicas nas escolas, informando que muitas dessas estão sem poder frequentar a escola, e atribuiu o fato à terceirização dos serviços públicos, convocando o Ministério Público a intervir. “Crianças com deficiência, autistas, com TDH sem poder frequentar a escola por falta de cuidadores, realidade do município que se diz referência. Reflexo da terceirização, pregão para contratação de auxiliares de vida escolar, e ainda não foi efetivado. A terceirização já está impactando na vida da população”.
Xandó cobrou a convocação dos aprovados no concurso público, defendendo que isso seria uma solução para a falta de cuidadores e de funcionários no CAPS IA, onde mães tentam falar e não tem funcionário sequer para atender o telefone. “Os concursados ainda não foram empossados. Vagas reais sendo ocupadas por contratos. O concurso e o servidor público é essencial para o bom funcionamento”.
O parlamentar encerrou seu discurso denunciando “um tema grave e triste”: de crianças sendo abusadas sexualmente dentro do serviço municipal de proteção justamente à infância. “Essa violação aconteceu dentro da unidade de acolhimento, e não foi só uma criança. Chegaram pra nós os boletins de ocorrência que foram feitos, o Conselho Tutelar já tem conhecimento disso, já fez relatório e a Prefeitura não toma providências. Nesse sentido, chamamos atenção do Ministério Público pra que tome providência e faça intervenção. É muito grave a gente pensar que no espaço de acolhimento de crianças com vulnerabilidade elas são estupradas, abusadas. Isso é gravíssimo".
Por Camila Brito