Nesta sexta-feira (12), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista foi palco de uma homenagem especial ao centenário de nascimento do ex-prefeito José Fernandes Pedral Sampaio, um dos mais importantes nomes da política baiana e figura central na história do município. O vereador Luis Carlos Dudé (PP) fez uso da tribuna para destacar a trajetória do líder político e sua contribuição para a democracia e o desenvolvimento da cidade.
“Hoje é um marco. Pedral faria 100 anos, e vejo poucas figuras que conviveram com ele, como os colegas, vereadores Bibia e Hermínio, que deram seus primeiros passos ao seu lado. Ao falar de Pedral, sei que posso não agradar a todos, especialmente aos que acham que Vitória da Conquista começou recentemente. Mas foi ele quem construiu as bases para o crescimento da nossa cidade”, afirmou Dudé.
Símbolo de resistência e democracia - Durante o discurso, o parlamentar relembrou que Pedral teve seu mandato cassado durante a ditadura militar, foi preso político e teve seus direitos civis suspensos. Ainda assim, continuou articulando nos bastidores e formando um dos grupos políticos mais respeitados da Bahia, mesmo afastado oficialmente da política.
Foi também Pedral quem lançou diversos nomes na vida pública, como Jadiel Vieira Matos, vindo de Canaã. Apesar da perseguição política, manteve sua influência e, após o racha do MDB entre os grupos 1 e 2, viu Raul Ferraz vencer as eleições sob sua liderança.
Com a redemocratização, em 1982, Pedral retornou à prefeitura de Vitória da Conquista pelo voto popular. Em seu segundo mandato, iniciado em 1983, promoveu uma administração marcada pela participação popular, visão urbanística e políticas públicas sociais.
“Ele era um democrata socialista. E a partir dele veio a retomada da Bahia. Participou ativamente do movimento Diretas Já e trouxe para a cidade grandes lideranças políticas do Brasil”, ressaltou Dudé.
Legado para a cidade - Pedral também foi responsável por projetos estruturantes que moldaram o cenário urbano conquistense. Idealizou obras como o Anel Rodoviário (Rodoanel), a construção do Aeroporto na Pedra Branca, e avenidas como a Luís Eduardo Magalhães e a Olívia Flores.
“Pedral motivou a participação feminina na política e pensou a cidade para o futuro. O saudoso Herzem Gusmão dizia: ‘Todos passaram, exceto Pedral’”, relembrou o vereador.
Outros nomes relevantes também passaram pela gestão de Pedral, como o ex-prefeito Guilherme Menezes, que foi seu secretário de Saúde. Pedral ainda coordenou a campanha de Nilo Coelho ao Governo da Bahia.
Ano do Centenário - A Câmara Municipal instituiu 2025 como o Ano do Centenário de José Pedral Sampaio. Embora a data oficial de nascimento do ex-prefeito seja 12 de setembro, a cerimônia solene de homenagem será realizada em novembro, conforme solicitado pela família.
“Estamos aqui para manter viva a memória de um homem que fez história e transformou a nossa cidade. Pedral não foi apenas um político. Foi um estadista, um símbolo de resistência democrática e de compromisso com o povo de Vitória da Conquista”, concluiu Luiz Carlos Dudé.
Por Andréa Póvoas