Leia de Quinho cobra regularização do transporte escolar na zona rural
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaLéia de QuinhoPSD
19/09/2025 10:45:00
Na sessão ordinária desta sexta-feira (19) a vereadora Leia de Quinho (PSD) utilizou a tribuna para chamar atenção para um problema que tem afetado a vida escolar de crianças e adolescentes da zona rural de Vitória da Conquista. Ela destacou irregularidades no transporte escolar que impactam diretamente os alunos dos povoados de Campo Formoso, Furadinho, Lagoa Formosa 1 e 2, Rancho Alegre e Boa Vista.
“O transporte escolar dessas crianças e adolescentes têm apresentado irregularidades há mais de 30 dias. Em algumas semanas, ele passa apenas um dia, falta três dias, volta a passar e depois fica mais dois dias sem passar. Isso é inadmissível na vida escolar das nossas crianças e adolescentes”, afirmou a vereadora, reforçando que a situação gera insegurança e prejudica o aprendizado dos estudantes.
Leia de Quinho explicou que essas falhas no transporte contribuem para o aumento da evasão escolar na zona rural. “Um dos maiores motivos de evasão escolar na Zona Rural é justamente a falta de transporte. As aulas perdidas não têm reposição e isso prejudica o desenvolvimento dos alunos”, ressaltou, destacando que a educação precisa ser prioridade para garantir que todos tenham acesso pleno ao aprendizado.
A parlamentar fez um apelo direto à Secretaria Municipal de Educação, solicitando atenção especial para a situação. “Encarecidamente, peço ao Secretário Municipal de Educação, Edgar Larry, que possa olhar para essas comunidades com mais atenção e regularizar o transporte escolar dessas crianças e adolescentes, garantindo que elas possam frequentar as aulas regularmente e desenvolver plenamente seus estudos”, disse.
Leia de Quinho destacou ainda a importância do acompanhamento e do diálogo entre o poder público e a população rural, lembrando que o transporte escolar é essencial não apenas para a frequência às aulas, mas para assegurar que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades de acesso à educação.
Anuska Meirelles