Imagem Câmara aplaude Grupo Missão Vida por trabalho de acolhimento e escuta

Câmara aplaude Grupo Missão Vida por trabalho de acolhimento e escuta

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotícia

03/10/2025 09:30:00


O Grupo Missão Vida foi homenageado nesta sexta-feira (3) com uma Moção de Aplauso na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. A homenagem reconhece o trabalho de acolhimento, escuta e apoio realizado pelo grupo com familiares e amigos enlutados por suicídio — os chamados "sobreviventes".

Durante a sessão, Daniele Nogueira, uma das fundadoras do grupo, discursou em agradecimento à homenagem e compartilhou sua história pessoal, marcada pela perda do filho em 2023, dentro da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde estudava. A partir dessa experiência, ela, sua tia, Janine Matos, e a amiga Rainer Mendes decidiram transformar a dor em missão.

“O Missão Vida existe para apoiar os chamados sobreviventes, familiares e amigos de quem partiu por suicídio. Acolhemos, escutamos, caminhamos juntos, porque acreditamos que pós-missão também é prevenção”, afirmou Daniele.

Em sua fala, ela destacou ainda que o suicídio é uma causa urgente e silenciosa, que impacta diretamente pelo menos 135 pessoas a cada morte registrada. Além do sofrimento comum ao luto, os enlutados por suicídio enfrentam níveis mais elevados de culpa, estigma e risco de adoecimento emocional.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo, perdendo apenas para os acidentes de trânsito. Na Bahia, segundo o Sistema Estadual de Mortalidade (SEM), foram registrados 914 casos de suicídio em 2024, com uma taxa de 6,2 mortes por 100 mil habitantes.

Em Vitória da Conquista, apesar da ausência de dados oficiais completos, a Polícia Rodoviária Federal aponta que só na Via do Atacadão, em 2024, foram registradas 10 ocorrências relacionadas ao suicídio — sendo 6 tentativas e 4 óbitos. Em 2025, até o momento, já são 5 ocorrências. Daniele alertou que a maioria dos casos ocorre dentro dos lares, em silêncio, “destruindo famílias”.

A Moção de Aplauso foi proposta pelo vereador Edivaldo Júnior (PSDB) a quem Daniele agradeceu: “Obrigada por reconhecer esta causa tão urgente e necessária. Viver depois de uma perda assim é sobreviver todos os dias. Esta homenagem representa não só um reconhecimento, mas uma oportunidade de ampliar nossa missão.”

Por Andréa Póvoas



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Outubro 2025
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31