Durante a sessão ordinária desta sexta-feira (31), o vereador Ricardo Gordo (PSB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Vitória da Conquista para cobrar providências do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) quanto à cratera existente na entrada do bairro Santa Terezinha. Segundo o parlamentar, o local tem causado acidentes recorrentes e colocado em risco a vida de condutores.
“É um absurdo o que nós estamos vendo na entrada do Santa Terezinha. Em 13 dias, cinco carros caíram naquela valeta. Ontem eu estava lá para me solidarizar com a família de uma mãe que pilotava o carro e acabou caindo na cratera. Mais uma vítima. Atenção, DNIT: vamos trabalhar pela cidade, vamos trabalhar por Conquista.”
Ricardo Gordo também relatou ter acompanhado uma ação da comunidade na área verde ao lado do posto de saúde do Conveima I, onde havia descarte irregular de entulho, e destacou a importância de medidas punitivas contra essa prática.
“Fizeram uma esculhambação naquela área. Uma falta de respeito. Tinha cama, sapateira, armário jogados ao lado do posto de saúde. Vamos criar uma lei para multar, para doer no bolso de quem desrespeita a comunidade. Quem joga entulho em área pública tem que responder por isso.”
O vereador aproveitou a fala para fazer um relato pessoal, lembrando o preconceito que moradores dos bairros Patagônia e Kadija enfrentavam no passado, e destacou o desenvolvimento da região nos últimos anos, principalmente no que diz respeito à segurança pública.
“Quando cheguei aqui em 1997 e fui morar no Kadija, a gente sofria preconceito só por dizer que morava lá. Hoje é orgulho para Conquista, para a Bahia e para o Brasil bater no peito e falar que mora no Patagônia e no Kadija. Em 11 meses, nenhum homicídio nesses bairros. Do lado da 78ª Companhia, redução de mais de 90% nos homicídios. É um orgulho dizer que moramos nos bairros mais seguros da Zona Oeste.”
Ao finalizar, o vereador convidou a população para eventos culturais que acontecerão no fim de semana, incluindo a tradicional Missa do Vaqueiro.
“Amanhã teremos a Missa do Vaqueiro, às 9h. Vamos acompanhar, descer a Rua do Cruzeiro, e depois curtir o forró. Também teremos o ensaio do Axézinho no Parque de Exposições, a partir das 15h.”
Anuska Meirelles