A Câmara Municipal de Vitória da Conquista concedeu, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (26), uma Moção de Aplauso ao Centro de Governança ODS da Prefeitura pela realização do 1° Encontro ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) do Sudoeste da Bahia, ocorrido em abril deste ano.
Ludmila Araujo - Coordenadora do Centro de Governança ODS e o Comitê ODS PMVC, destacou a importância do gesto e cumprimentou o presidente da Casa, vereador Ivan Cordeiro, e os demais parlamentares, fazendo menção especial ao vereador Paulinho Oliveira (PSDB), autor da homenagem.
Segundo ela, a iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a agenda global. “É uma grande satisfação para nós, da Prefeitura de Vitória da Conquista. Trago também o abraço da prefeita Sheila Lemos e do secretário da Casa Civil, coronel Ivanildo, ao qual o Centro de Governança ODS está vinculado. Para nós, é muito importante mobilizar essa pauta”, afirmou.
Servidora da Prefeitura há mais de 17 anos e atuante na área ambiental, Ludmilla ressaltou o avanço conquistado ao inserir os ODS no centro das políticas públicas do município. Ela lembrou que a partir do encontro regional, Vitória da Conquista tornou-se pioneira na criação da primeira Rede de Municípios ODS Bahia–Minas, que já reúne 40 cidades e realizará sua primeira reunião técnica na próxima semana. Outros municípios também devem aderir à iniciativa.
A representante informou ainda que Vitória da Conquista tem compartilhado sua experiência em diferentes cidades e eventos, incluindo a participação prevista no encontro do Mercocidades, que acontecerá em dezembro, em Montevidéu, no Uruguai. “Levamos a experiência da nossa Governança Pública Municipal alinhada aos ODS, e isso tem inspirado outras localidades”, explicou.
Ao encerrar, Ludmilla agradeceu novamente ao Legislativo. “Agradeço ao vereador Paulinho pela sensibilidade e pelo reconhecimento dessa pauta. Me sinto muito feliz em estar nesta Casa representando uma causa pela qual tenho tanta estima, que é a dos ODS. Muito obrigada”.
Por Andréa Póvoas