Câmara concede Moção de Aplauso a autoras de obra sobre contabilidade pública
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaMoção de AplausoSessão OrdináriaNotíciaDr Andreson Ribeiro
12/12/2025 10:00:00
Na sessão desta sexta-feira (12), a Câmara Municipal concedeu Moção de Aplauso às autoras Daiana da Silva da Paixão e Elisangela Santos Fernandes, e à coautora Josana Mota Bispo Amaral, pelo lançamento do livro “Contabilidade Aplicada ao Setor Público na Prática”. A homenagem, proposta pelo vereador Andreson Ribeiro (PCdoB), reconhece a relevância do manual para o fortalecimento de uma gestão pública mais eficiente, transparente e alinhada às demandas da sociedade.
O livro, elaborado por um conjunto de 14 profissionais da área contábil, reúne experiências reais de quem atua diretamente na administração pública. Ao usar exemplos práticos e acessíveis, a obra se diferencia por aproximar o conteúdo técnico da realidade dos órgãos públicos brasileiros.

Durante seu discurso, Josana Mota destacou a emoção de retornar à Casa Legislativa e ressaltou a importância da obra para o país. “Me sinto em casa aqui. Eu me sinto em casa porque já fui contadora eleitoral de vários dos senhores e me sinto honrada em contribuir com a sociedade, juntamente com mais 13 autores. Aqui simplesmente não se trata de acadêmicos, mas de contadores que vivenciam realmente a prática. O capítulo do qual eu escrevo é a vivência que tenho há 15 anos como diretora financeira do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista, falando sobre contabilidade, transparência do orçamento e aplicação das verbas públicas”, afirmou.
A autora destacou ainda o alcance da obra, que já está confirmada na Bienal Internacional do Livro e deve ganhar uma segunda edição em breve. Ela também mencionou o trabalho de colegas que assinam capítulos importantes, como a contadora Luciana, reconhecida nacionalmente por sua atuação em Salvador. Josana reforçou que o livro trata do compliance na contabilidade pública, enfatizando a necessidade de transparência e conformidade no uso dos recursos públicos. Ao final, anunciou que entregará exemplares aos vereadores: “Como agentes fiscalizadores, vocês precisam entender para saber fiscalizar”, concluiu.
Por Camila Brito