Imagem Xandó critica Prefeitura por não realização de Carnaval: “não é por falta de recurso”

Xandó critica Prefeitura por não realização de Carnaval: “não é por falta de recurso”

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó

11/02/2026 10:50:00


Na sessão desta quarta-feira (11), o vereador Alexandre Xandó (PT) criticou a ausência de programação oficial de Carnaval em Vitória da Conquista e cobrou a convocação imediata de agentes comunitários de saúde e de endemias aprovados em concurso.

O parlamentar afirmou que a cidade deixou de receber apoio do Governo do Estado para o Carnaval por não ter se inscrito no edital. “O governo da Bahia está apoiando o Carnaval da Bahia inteira. Abriu edital, 80 municípios foram selecionados. Fui pesquisar quem se inscreveu e Vitória da Conquista não se inscreveu para buscar apoio. Ou seja, a gente não tem Carnaval não é por falta de recurso, é por falta de inscrição. Escreva no Google ‘Carnaval de Vitória da Conquista 2026’. Vai aparecer sabe o quê? Nada”.

Ele reconheceu iniciativas independentes, mas afirmou que falta ação do poder público. “Tem o pessoal do Conquista Punk Rock, o bloquinho no Centro de Cultura, iniciativas da sociedade. Mas a gente não vê a Prefeitura fazendo nada. O Carnaval faz parte da cultura popular do Brasil e do mundo, e é uma vergonha a nossa cidade não ter nada.”

O vereador também agradeceu ao Governo do Estado pelo apoio a ações voltadas à juventude. “Tivemos uma reunião importante em Salvador para buscar apoio a novas atividades. No ano passado realizamos o Campeonato Infantojuvenil de Capoeira, o Dia Municipal do Hip-Hop e o Street Day. O governo estadual segue investindo em Conquista quando se busca apoio”.

Convocação urgente de agentes de saúde: Xandó fez um apelo enfático pela convocação de agentes comunitários de saúde e de endemias aprovados em concurso. “Convoca agente comunitário de saúde e de endemias urgente. A nossa cidade está sem nenhum novo profissional dessa área desde o concurso de 2013”.

Ele explicou que houve concurso em 2024 e curso de formação em 2025, mas até agora ninguém foi chamado, e defendeu que a ausência desses profissionais gera impactos diretos na população. “Um ano após o treinamento, nenhum agente foi convocado. São as chamadas áreas descobertas. Sem o agente, as pessoas não conseguem marcar consulta, não há planejamento familiar de saúde, não se identificam gestantes, diabéticos, hipertensos”.

Ele alertou ainda para o risco de aumento de doenças. “Temos infestação de escorpiões e risco de dengue com esse período de chuva e calor. Há dois anos, Conquista foi a cidade que mais registrou óbitos por dengue na Bahia, mais do que Salvador e Feira de Santana”.

Por fim, destacou que não há justificativa financeira para a demora. “Falta de recurso não é. O recurso vem do governo federal, e esses profissionais têm piso salarial garantido por lei. A população precisa dessa convocação.”

Por Camila Brito


Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Fevereiro 2026
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28