Imagem Cooperativismo é tema de audiência pública

Cooperativismo é tema de audiência pública

01/09/2011 10:00:00

A Câmara Municipal realizou, nesta quarta-feira (31), audiência pública em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo. A audiência foi uma iniciativa do mandato do vereador Gilzete Moreira (PSB), segundo quem o cooperativismo introduz na economia uma lógica de redistribuição de renda que regula o mercado, reduz os custos e democratiza os lucros.

Moreira destacou que, atualmente, o sistema cooperativista tem se fortalecido pelo seu constante crescimento e pela sua participação no combate à exclusão social, valorizando o homem pelo que ele é e não pelo que ele possui. “Dessa forma, o homem faz uma opção na escolhendo viver a ajuda mútua, construindo uma sociedade melhor e baseada em valores nobres da solidariedade, igualdade de direitos e de deveres, responsabilidade e de compromisso”, declarou.

O Vereador Ademir Abreu (PT) afirmou que o cooperativismo é o caminho para o desenvolvimento do país. O parlamentar destacou o incentivo do Governo do Estado ao trabalho cooperativista, bem como iniciativas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) na estruturação de cooperativas em Conquista e região. “O papel educativo da cooperativa é fazer compreender que o trabalho comunitário faz com que cada um cresça e seja independente. Isto vai dar maior estabilidade para o país.

Eliabe Gouveia, secretário Municipal de Administração, ressaltou o incentivo que a Prefeitura dá às práticas cooperativistas. “Exercer o cooperativismo é trilhar o caminho da simplicidade. Desde 1997, o Governo Municipal vem implementando ações de fomento ao cooperativismo”, disse.

Claudionor Dutra, presidente da Cooperativa Agropecuária de Vitória da Conquista (COOPMAC), destacou a força do cooperativismo em Conquista e região. “A cidade tem no cooperativismo uma forma de estabelecer suas relações comerciais”, afirmou. Dutra ressaltou que é preciso fomentar o cooperativismo como estratégia de crescimento econômico do município.

Para Valeriano Severino Almeida, diretor presidente da Cooperativa de Economia de Livre Admissão (CREDICOQUISTA), a auto-sustentabilidade da economia solidária é o principal fator que faz do cooperativismo uma alternativa viável diante da lógica do sistema capitalista de mercado. Almeida afirmou que são necessárias políticas públicas de incentivo ao cooperativismo, na promoção de uma economia mais igualitária e justa.

Também participaram da audiência Rejane Silva de Almeida, presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Municipais de Vitória da Conquista (CREDICOOP); Ramon Soares Carvalho, diretor da Cooperativa de Economia e Crédito dos Comerciantes de Auto Peças (COOPESE); Agnaldo Sebastião Toledo Velásquez, Coordenador do conselho da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da UESB (CREDIUESB) e Hélio Ribeiro, que representou o deputado José Raimundo Fontes.

Maio 2024