Imagem Vereadores manifestam apoio ao movimento grevista de professores do IFBA

Vereadores manifestam apoio ao movimento grevista de professores do IFBA

23/09/2011 11:50:00

Na sessão especial desta sexta-feira (23), que discutiu o movimento grevista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), o vereador Alexandre Pereira (PT) ressaltou o esforço do Governo Federal em ampliar a rede de educação tecnológica e superior no país. O parlamentar afirmou que tal iniciativa é louvável, porém deve vir acompanhada de maiores investimentos do poder público em educação. “Não podemos admitir que isto seja feito em detrimento da qualidade da educação pública”, disse. O parlamentar ressaltou a mobilização dos estudantes por melhorias no IFBA e garantiu apoio ao movimento. “Me associo às manifestações e destaco de forma especial o posicionamento dos estudantes”, concluiu.

O vereador Álvaro Pithon (DEM) defendeu o aumento do repasse dos recursos do Produto Interno Bruto do Brasil (PIB) para a educação. Parabenizou professores e alunos do IFBA pela mobilização em torno da greve por melhorias salariais e de infraestrutura do instituto. “Quero parabenizar aos alunos pelo apoio ao movimento grevista dos professores, bem como a iniciativa dos vereadores Fernando Vasconcelos e Gilzete Moreira em realizar a sessão”, disse Pithon.

O vereador Ademir Abreu (PT) disse que, por uma questão de coerência, não poderia deixar de defender a melhoria do ensino na educação superior do país. Defendeu maior investimento na educação em todos os níveis e o aumento no valor repassado pelo Governo Federal para a educação. A gestão dos recursos também foi destaque no discurso do vereador, que defendeu o acesso de estudantes oriundos do ensino público à educação superior “Queremos um ensino de qualidade”, declarou.

O vereador Hermínio Oliveira (PDT), membro da Comissão de Educação, destacou que a sessão foi fundamental para que os vereadores tomassem conhecimento da pauta de reivindicação do movimento grevista de professores e funcionários do IFBA. O parlamentar afirmou que é preciso investir em infraestrutura e melhorias na qualidade de ensino. “É preciso combater a corrupção, para que os recursos sejam, de fato, investidos em educação. Como vereadores, precisamos estar sensíveis às questões ligadas à educação”, declarou.

O vereador Gilzete garantiu apoio aos professores e estudantes em greve. O parlamentar ressaltou que a Câmara é o espaço democrático para que qualquer segmento da sociedade tenha liberdade de expressar e cobrar do poder público mais atenção para a educação. “Parabéns aos estudantes pela manifestação”, disse.

O líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), lamentou a posição omissa de alunos e professores que ainda não se mobilizaram pela greve do IFBA. Parabenizou os presentes na sessão pela mobilização e cobrou maior financiamento do Governo Federal para a educação. Rebouças afirmou que a greve é o último recurso de reivindicação dos professores e configura-se como um instrumento de luta da categoria. “Quem quer um país sério e com qualidade de vida, tem que investir em educação”, disse, criticando a postura do Governo Wagner em reduzir verbas para a educação superior.

O vereador Fernando Vasconcelos (PT), presidente da Câmara, parabenizou os alunos do IFBA que, de forma inteligente, manifestaram seu apoio ao movimento grevista e cobraram mais investimentos em educação. “A Câmara Municipal tem papel fundamental e preponderante nas discussões sobre temas importantes como este. Nós, enquanto parlamento, vamos fazer valer todas as instâncias possíveis, no sentido de buscar garantir o diálogo para que professores e alunos tenham suas reivindicações atendidas”, disse.

O vereador Beto Gonçalves (PV) ressaltou que é preciso unir forças para que as demandas apresentadas pelos professores sejam atendidas. Destacou a mobilização dos estudantes, afirmando que o movimento grevista é justo, porém lamentou a paralisação das atividades. Gonçalves sugeriu que um documento em apoio à greve seja elaborado e encaminhado ao Governo Federal, com a assinatura de todos os vereadores. “Nosso mandato é solidário à manifestação dos alunos e professores. Precisamos estar juntos para garantirmos o direito da categoria”, disse.

Último a discursar, o vereador Luciano Gomes (PR) destacou a desvalorização dos professores brasileiros, que recebem baixos salários e não contam com incentivos do poder público. O parlamentar ressaltou que é preciso chamar o governador Jaques Wagner para a responsabilidade, no sentido de mediar o processo de negociação com o Governo Federal.  “Nosso mandato vai estar junto com vocês naquilo que for necessário. Vamos unir forças para que a greve tenha bons resultados”, declarou.

Maio 2024