Imagem Balanço 2021: abastecimento de água, melhorias nas estradas e crédito rural pautaram as ações da Comissão de Agricultura

Balanço 2021: abastecimento de água, melhorias nas estradas e crédito rural pautaram as ações da Comissão de Agricultura

Luciano GomesAdinilson PereiraEdjaime Rosa - BibiaComissão de Agricultura

14/01/2022 08:51:00


Durante o ano de 2021, a Comissão de Agricultura da Câmara, composta pelos vereadores Adinilson Pereira (MDB) – presidente; Edjaime Rosa Bibia (MDB) – Relator, e Luciano Gomes (PCdoB) – membro, realizou trabalhos em diversas frentes para garantir melhorias aos produtores rurais do município.

Desde o período da seca até as fortes chuvas que causaram diversos problemas ao município, principalmente na Zona Rural, no final do ano, foram realizadas reuniões, audiências públicas e visitas pela Comissão de Agricultura, a fim de ouvir as necessidades dos moradores dos 11 distritos e dos mais de 300 povoados do município, bem como buscar junto aos governos Municipal, Estadual e Federal, recursos para garantir segurança e avanços na qualidade de vida da população.

No início do segundo semestre, a Comissão se reuniu para elaborar o cronograma de  atividades. Entre os assuntos pautados, foram identificados a necessidade de abastecimento de água na Zona Rural, a abertura e limpeza de aguadas, melhorias das estradas e crédito rural. Ainda foram colocados no planejamento o custo de produção e plano safra.

Como uma das primeiras atividades, foi realizada uma visita ao Povoado de Abelhas, no distrito de Inhobim. Segundo constatado pela Comissão de Agricultura, a escassez  de água para o consumo humano é um dos principais problemas enfrentados pelas comunidades rurais do município. 

Durante a atuação no ano passado, a comissão também se reuniu com a prefeita Sheila Lemos (DEM) para apresentar as demandas da Zona Rural, a exemplo da crise hídrica e a manutenção de aguadas, açudes e estradas vicinais. Na reunião, o vereador Edjaime Bibia comemorou a contratação de mais dez carros-pipa para realizar o abastecimento na Zona Rural e pediu mudanças na forma como a água está sendo distribuída. Já Luciano Gomes sugeriu a abertura de poços artesianos nas comunidades rurais. 

Além dessas ações, foi realizada, no dia 20 de agosto, uma audiência pública para discutir as demandas enfrentadas pela Zona Rural de Vitória da Conquista. Nessa audiência, um dos principais assuntos pautados foi a falta d’água para a população do campo e os esforços do Poder Público no enfrentamento à seca que atingiu todo o município. 

Para finalizar as atividades do ano, a comissão se reuniu, no dia 27 de dezembro, com o secretário Municipal de Agricultura, Murilo Mármore, e com técnicos do órgão, para pedir urgência nas ações de apoio à Zona Rural, em virtude dos prejuízos causados pelas fortes chuvas que atingiram a Bahia em dezembro. Entre os prejuízos dos agricultores estão a perda de bens móveis e imóveis, além da lavoura. 

De acordo com o presidente da comissão, Adinilson Pereira, o trabalho foi voltado para atender às necessidades da população rural. “Vimos as situações que envolvem os moradores da Zona Rural. Tivemos várias atuações, cobramos melhorias das aguadas e tanques, dando atenção ao produtor rural de todo o nosso município”, disse Adinilson Pereira.

Em 2021, um Projeto de Lei de 2019 foi encaminhado para análise da comissão, além de um Projeto de Resolução e um Projeto de Lei do Executivo.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31