Imagem Vereadores destacam excelência do trabalho realizado pelo 9º Batalhão da PM

Vereadores destacam excelência do trabalho realizado pelo 9º Batalhão da PM

27/08/2021 11:50:00

O cinquentenário do 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação da Polícia Militar de Vitória da Conquista (9º BEIC) foi festejado pela Câmara Municipal por meio de uma Sessão Especial realizada nesta sexta-feira (27). Os vereadores destacaram a importância da unidade para a segurança pública e também as ações de formação de novos policiais militares, além do trabalho social da PM em parceria com as áreas pública e privada do município.

O vereador Fernando Jacaré (PT) destacou a contribuição do 9º Batalhão na segurança pública de Vitória da Conquista ao longo desses 50 anos. Nesse sentido, ele lembrou de muitas histórias que envolveram Câmara Municipal e Polícia Militar, ressaltando a contribuição do Legislativo Municipal para essa instituição. O parlamentar ainda destacou a importância do serviço prestado por todos policiais. “Vitória da Conquista é diferente. Os homens e mulheres que fazem parte da corporação só engrandecem a nossa cidade”, afirmou o vereador. Ele finalizou o pronunciamento, destacando a participação da mulher na Polícia Militar. “A gente precisa quebrar barreiras e estamos aqui mostrando a força da Polícia Militar”, finalizou.

O vereador Subtenente Muniz (Avante) relatou sua relação de longa data com o 9º Batalhão, espaço que frequentou desde a infância, por seu pai ser sargento. O edil relatou memórias e ressaltou que ingressou na PM em 1991 como aluno soldado. Muniz afirmou que se sente honrado em fazer parte da história do 9º BEIC.

O vereador Dr. Andreson Ribeiro (PCdoB) parabenizou o 9º BEIC  em nome do Tenente-coronel Selmo Luís, comandante do Colégio da Polícia Militar, lembrando que o mesmo foi seu professor em Guanambi. Disse também que o 9º Batalhão é muito importante para Vitória da Conquista e para toda a região, não apenas pelo ponto de vista da segurança, mas também pela formação, educação e pacificação. “Uma sessão relevantíssima dada a importância dessa corporação!”, disse, e completou que os poderes são harmônicos e independentes e que a propagação da desarmonia dos poderes pelo presidente da República deve ser repudiada por todos, independente de opções partidárias.

Já o vereador Augusto Cândido (PSDB) lembrou seu parentesco com diversos policiais militares da Bahia e disse ficar feliz com as cinco décadas do Batalhão. “Hoje estamos comemorando os 50 anos do Batalhão. Ficamos muito felizes por ver esse batalhão aqui com seus 50 anos”, disse Cândido. Ainda em seu pronunciamento, o parlamentar destacou que a Polícia Militar é “o braço forte, a mão amiga” da sociedade. “É muito importante que vocês existam”, finalizou.

O vereador Ricardo Babão (PCdoB) parabenizou a Polícia Militar e compartilhou suas lembranças de quando era criança e teve a oportunidade de conviver com os servidores da PM. Ele ressaltou que essa vivência foi fundamental para toda a sua família. “Ela [a mãe] é grata e eu também sou por todo apoio que eu e meus irmãos recebemos da PM quando chegamos nessa cidade”, afirmou. O parlamentar informou que conseguiu junto ao deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) uma emenda de R$ 180 mil para construção da sala de música do 9º Batalhão e também apresentará projeto para o tombamento histórico do conjunto musical.

O vereador Hermínio Oliveira (Podemos) destacou a atuação do 9º Batalhão que atende 58 cidades do Sudoeste da Bahia, contribuindo para a formação de novos soldados e também para o aprimoramento profissional de oficiais. Hermínio afirmou que esse trabalho é reconhecido em toda a Bahia e que a PM tem a confiança da população conquistense. O edil ainda ressaltou sua relação com a corporação, tendo ingressado na PM em 1974.

O vereador Valdemir Dias (PT) destacou a importância da Polícia Militar para Vitória da Conquista e disse que acompanha o trabalho da PM desde criança, pois morava nas proximidades do 9º Batalhão. “Eu fiz 53 anos e o BEIC 50, então acompanhei bem de perto a existência da corporação e é bom ver a evolução de uma entidade como essa, que promove o ensino, a instrução e a capacitação de seus policiais, é notória a credibilidade que a Polícia Militar da Bahia, em especial a de Conquista, com toda a sociedade”, disse, acrescentando que todas as campanhas promovidas pela PM têm sucesso garantido.

O vereador Líder do Governo na Câmara, Chico Estrella (PTC), revelou que quando criança teve o sonho de ser policial militar e que hoje, vive a expectativa de que um dia todas as escolas municipais sigam a filosofia militar. “Todas as crianças um dia tiveram um sonho e eu também o tive: ser um policial militar, sonho esse que comunga com a minha expectativa de um dia toda a rede municipal ser um colégio militar”, disse Estrella. O parlamentar parabenizou o 9º BEIC pelos 50 anos.

O presidente da Câmara, vereador Luís Carlos Dudé (MDB), iniciou seu pronunciamento cumprimentando, de forma especial, as mulheres que integram a Polícia Militar e contribuem para uma nova percepção de segurança pública. Assim, como os demais vereadores, Dudé também compartilhou suas lembranças de quando era criança e sonhava em ser policial militar.

Ele falou da história do 9º Batalhão, desde a doação do terreno onde está localizada a área da instituição até o redimensionamento da PM no município, ocorrido em 2009. “Por ali passaram grandes homens e grandes mulheres, que ao longo da história construíram uma trajetória e uma consciência de polícia cidadã, parceira e amiga da sociedade. Nossa gratidão desde a formação, a atuação no policiamento ostensivo e a composição da melhor banda de música da PM na Bahia”, afirmou Dudé.