Imagem Câmara Municipal participa de reunião do Movimento Duplica Sudoeste

Câmara Municipal participa de reunião do Movimento Duplica Sudoeste

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaValdemir DiasHermínio OliveiraDr Andreson RibeiroRicardo Babão Comissão Parlamentar de Intervenções Rodoviárias e Fiscalização de Obras da Via Bahia

04/04/2023 17:30:00


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Vitória da Conquista, recebeu nessa terça-feira, 04, o Movimento Duplica Sudoeste para mais uma debate sobre a VIABAHIA. Entre os temas debatidos, destacou-se a necessidade de uma maior mobilização para pressionar a concessionária a executar as demandas apresentadas pela região Sudoeste, especialmente Conquista, e previstas em contrato.


Participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal, Hermínio Oliveira (PODE), os vereadores Andreson Ribeiro (PCdoB), Ricardo Babão (PCdoB) e Valdemir Dias (PT), o empresário José Marias Caires, o prefeito de Licínio de Almeida, Dr. Fred (PCdoB), o prefeito de Belo Campo e presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), Quinho (PSD), o assessor especial do governador para o Sudoeste, Pedro Lacerda, a presidente da OAB Vitória da Conquista, Luciana Silva, e representantes da Prefeitura Municipal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), imprensa e outros segmentos da sociedade.

O vereador Hermínio Oliveira reafirmou o compromisso da Câmara em participar de todas as mobilizações pela duplicação da BR-116 e instalação de passarelas e outras melhorias. Ele ressaltou a lentidão da concessionária em atender a essas solicitações e frisou os graves acidentes que vem ceifando vidas. O vereador Andreson Ribeiro propôs uma mobilização em Salvador e em Brasília para pressionar a VIABAHIA. 

A advogada Luciana Silva explicou que um dos motivos da reunião foi discutir a possibilidade de entidades integrantes do Duplica Sudoeste participarem do processo que segue na Justiça contra a VIABAHIA como amicus curiae, amigo da corte – expressão latina utilizada para designar o terceiro que ingressa no processo com a função de fornecer subsídios ao órgão julgador.

A avaliação é que um amigo da corte por subsidiar a Justiça com dados relevantes sobre a situação da região e alertar para o problema social que a falta de duplicação cria. Além dos acidentes, apontou-se o impacto econômico, já que a BR-116 não comporta mais o fluxo atual de veículos, comprometendo a circulação de pessoas e mercadorias em toda a região Sudoeste.  

Além disso, muitos participantes apontaram inércia da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na fiscalização da concessionária. Apesar das mais de 200 multas aplicadas, o que resultaria num valor de cerca de R$ 400 milhões, a VIABAHIA vem recorrendo. Outro questionamento é sobre a veracidade dos balanços financeiros apresentados pela concessionária, que aponta ausência de lucro. O grupo questiona o que motivaria, então, a permanência da VIABAHIA na região já que não vem obtendo lucro. 

Já representantes da PRF destacaram que a situação na Rio-Bahia é grave diante da falta de duplicação e outras melhorias. Um trecho crítico, apontado pelos agentes, é o acesso ao Centro Industrial, palco de inúmeros acidentes, inclusive com vítimas fatais. Eles também refutaram narrativa da VIABAHIA sobre melhorias como a construção do acesso ao Aeroporto Glauber Rocha que estaria aquém da necessidade e segurança para motoristas e pedestres. 




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30