Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaLuciano GomesAdinilson PereiraHermínio OliveiraPaulinho OliveiraMárcio de Vivi
28/01/2026 11:50:00
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista marcou presença na abertura da Jornada Pedagógica 2026, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), que começou hoje (28) e vai até 30 de janeiro. O evento, que teve início no Imperial Grand Hall, na BA-265, contou com grande participação do público e reuniu gestores, professores e profissionais da rede municipal de ensino, lotando o espaço.

Representando a Casa Legislativa, o vice-presidente da casa, vereador Luciano Gomes (PCdoB) participou da solenidade de abertura, acompanhado dos vereadores Adinilson Pereira (UB), Hermínio Oliveira (PP), Márcio de Vivi (PSD) e Paulinho Oliveira (PSDB).

Com o tema “Por uma educação inclusiva: conectada com o futuro”, a Jornada Pedagógica marca o início das atividades do ano letivo de 2026 e tem como público-alvo diretores, vice-diretores, professores, pedagogos, monitores escolares e auxiliares de vida escolar da Rede Municipal de Ensino.
A programação do primeiro dia contou com credenciamento, composição da mesa oficial, acolhimento, posse dos diretores escolares e apresentações culturais. No período da tarde, foram realizadas duas palestras: a primeira com o tema central do evento, ministrada por Diego dos Santos Reis, e a segunda, uma palestra motivacional com Davi Valente. O encerramento das atividades do dia teve sorteio de brindes para os participantes.
Para o vereador Luciano Gomes, a Jornada Pedagógica é um momento fundamental para fortalecer a educação no município. “Este é um espaço importante de reflexão, planejamento e valorização dos profissionais da educação. A Câmara Municipal é parceira de todas as iniciativas que contribuem para uma educação mais inclusiva, moderna e de qualidade para nossas crianças e jovens”, destacou.
A Jornada Pedagógica segue nos dias 29 e 30 de janeiro, com atividades diretamente nas unidades escolares. De acordo com o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, a educação inclusiva atualmente exige o uso estratégico de tecnologias e práticas inovadoras. “A conexão com o futuro significa preparar os estudantes para uma sociedade mais tecnológica, diversa e complexa, garantindo que ninguém seja deixado para trás”, afirmou.
O evento marca oficialmente o início do ano letivo 2026, que começa no dia 2 de fevereiro.

Anuska Meirelles