Imagem Vereadores participam de audiência sobre a seca na região

Vereadores participam de audiência sobre a seca na região

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresAudiência PúblicaNotíciaLuis Carlos DudéLúcia RochaLuciano GomesAdinilson PereiraValdemir DiasMárcia Viviane Edjaime Rosa - BibiaHermínio OliveiraEdivaldo Ferreira Jr.Chico EstrellaDr Andreson RibeiroDr Augusto CândidoNelson de Vivi Nildo FreitasRicardo Babão Delegado Marcus Vinicius

14/12/2023 13:07:00


Na manhã desta quinta-feira, 14, foi realizada no Plenário Carmen Lúcia, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, uma audiência pública que discutiu o problema da seca na região Sudoeste do estado. A audiência, de autoria do presidente da Casa, Hermínio Oliveira (PODE), contou com a participação de diversos vereadores que defenderam a construção de barragens e mais investimentos, principalmente na zona rural de Vitória da Conquista.

A Devastação da Seca – O Vereador Hermínio Oliveira (PODE), chamou a atenção para a preocupante situação de escassez de água que aflige o município de Vitória da Conquista. O impacto nefasto dessa condição, que “é visível no sofrimento dos animais, com o gado perecendo devido à falta de recursos hídricos adequados. Atualmente, contamos apenas com duas barragens, Água Fria I e Água Fria II”. Destacou a importância dessas barragens especialmente em relação a uma obra que foi paralisada pelo governo, afirmando que “essa obra representa uma bacia hidrográfica significativa, desempenhando um papel vital na resolução da escassez de água, um recurso essencial para a sobrevivência dos animais”, concluiu.

Imbróglio da adutora do Rio Pardo - O vereador Delegado Marcus Vinicius (PODE) voltou a cobrar a inauguração da adutora do Rio Pardo. Ele lembrou que o equipamento fica no distrito de Cercadinho, está pronto há mais de dez anos, mas até agora não foi inaugurado. “Há 1 ano estou denunciando essa situação, eu já tentei duas audiências públicas, mas foram canceladas porque o Incra não mandou representantes”, declarou o edil. O vereador lembrou que existem atualmente 1.600 famílias padecendo com a falta de água na região de Cercadinho. Para ele, esse problema já deveria ter sido resolvido caso esse equipamento estivesse funcionando. “Foram gastos mais de R$13 milhões para construção da adutora do Rio Pardo. Não é justo que a população continue padecendo com essa situação”, declarou Marcus. Ele criticou aqueles que se alimentam de situações trágicas, como a seca na zona rural. “A pobreza é interessante para políticos ruins. Precisamos vencer isso no voto. Votar e acompanhar os mandatos”, defendeu.

Dificuldades na Região - O Vereador Nelson de Vivi relatou as diversas dificuldades enfrentadas na região. “E é crucial chamar a atenção do governo estadual para as questões prementes. Reconhecemos o esforço da prefeita Sheila Lemos, que tem se dedicado incansavelmente para oferecer o melhor à comunidade”, ressaltou. Nelson informou que a luta pela solução desses problemas é antiga, referindo-se a diferentes gestões, desde o período de Wagner até os governos de Rui Costa e Jerônimo. “A Barragem de Água Fria, em especial, representa um esforço contínuo, mas, infelizmente, a conclusão parece um desafio constante”, lamento. Ele disse que a água é considerada um insumo vital, e é essencial para todos os habitantes. “O povo votou, expressando suas necessidades, mas, lamentavelmente, essas prioridades parecem ser esquecidas”, defendeu.

Comunidade de José Gonçalves - Adinilson Pereira (MDB), ressaltou a importância de se discutir água potável para a população, principalmente da zona rural. Demonstrou sua preocupação com a atual situação do município lembrando que fez diversas cobranças ao governo municipal para que providencias fossem tomadas. Pediu providências para diversas regiões e comunidades próximas a José Gonçalves e relatou ações do seu mandato no local. Finalizou fazendo um relato de suas ações para ajudar a comunidade. 

Alinhamento de esforços - O vereador Ricardo Babão (PCdoB) defendeu o alinhamento de esforços entre os governos federal, estadual e municipal, que buscam estratégias conjuntas para mitigar os transtornos causados pela escassez hídrica. Para ele, esse alinhamento deverá servir a edificação de obras estruturantes, como barragens, para maior armazenamento d’água. “Só conseguiremos avançar se estivermos unidos”, declarou. Babão reconheceu o esforço do Governo Municipal para combater a seca. “Infelizmente, os recursos foram reduzidos. Um exemplo disso é a Defesa Civil que já contou 36 carros pipas e agora só tem 12 para atender toda zona rural de Conquista”, lamentou. Para Babão, além de fornecer água, é preciso também fazer a limpeza das aguadas para potencializar os reservatórios. Ele evidenciou o trabalho que o seu mandato tem desenvolvido nas comunidades de Catinguinha e Estrela. “Lá não tem água nem para beber. Eu assumir o compromisso em ajudar essas comunidades e até a próxima sexta deve chegar um carro pipa por lá para socorrer essas comunidades”, afirmou. Encerrou o discurso informando que seu mandato viabilizou a limpeza de 70 tanques na região de José Gonçalves por meio da prefeitura de Vitória da Conquista.

Seca e Abastecimento em Vitória da Conquista – O Vereador Edjaime Rosa- Bibia (MDB), relatou seu descontentamento especialmente “na questão crucial do abastecimento, estamos enfrentando desafios significativos devido à seca que assola nosso município e, de maneira mais ampla, todo o estado da Bahia”. Segundo ele, é imprescindível reconhecer que, em tempos difíceis como esses, é quem detém voz que, verdadeiramente, tem o poder de impactar positivamente a situação. Como presidente da Comissão de Agricultura, ele afirmou que “é lamentável constatar que a resposta à nossa situação de seca, particularmente em Vitória da Conquista, é uma verdadeira vergonha. Temos três senadores representando a Bahia, e, infelizmente, suas ações em benefício de nossa comunidade têm sido praticamente inexistentes”. Bibia fez, ainda, um apelo sincero na Casa, “que o propósito aqui não é servir de palanque político, mas sim um local dedicado à defesa dos interesses do povo, finalizou” 

“Eu nasci na roça há quase 60 anos e de lá pra cá pouca coisa mudou” - O vereador Augusto Cândido (PSDB) lamentou a falta de avanços em políticas de combate a seca. “Eu nasci na roça há quase 60 anos e de lá pra cá pouca coisa mudou, inclusive o abastecimento de água que permanece sendo feito por meio de carro pipa”, declarou. Augusto criticou o discurso das autoridades de governo, que, segundo ele, pouco se assemelha à realidade vivenciada pelos moradores da zona rural. “É preciso deixar de lado o discurso bonito e focar nos problemas reais que a seca nos impõe. Precisamos discutir o fornecimento de água potável e viabilizar também água para agricultura”, afirmou. Nesse sentido, defendeu mais uma vez a construção da barragem do Rio Pardo.

A Longa Jornada Contra a Seca - O vereador Nildo Freitas (PODE) relatou que acompanha este cenário por muito tempo, “desde os meus dias no jornalismo, observo os mesmos quadros desoladores, ouço os mesmos discursos, mas, lamentavelmente, vejo poucas soluções efetivas”. E afirmou  que a seca continua a prejudicar profundamente homens e mulheres do campo. “Os moradores, ao saírem de suas casas para nos ouvir, estão em busca de soluções concretas”, falou, afirmando que a comunidade rural necessita, com urgência, de medidas de curto prazo para enfrentar esta situação. “Infelizmente, percebemos que a seca está sendo usada como palanque político, quando, na verdade, “precisamos transcender a política partidária e agir coletivamente”, ressaltou.

Abastecimento em Vitória da Conquista - o vereador Andreson Ribeiro (PCdoB), falou da importância do debate em torno do abastecimento, sobretudo na zona rural de Vitória da Conquista, e da necessidade de deixar de lado as vertentes ideológicas e uma união entre as esferas administrativas e a sociedade, pois se trata de um tema de extrema relevância para a sociedade.

Andreson sugeriu que em torno do debate fosse elaborado um documento simplificado, " um documento requerendo uma audiência a nível de estado, para antes do recesso de final de ano, em busca de maior aporte de recursos e dar ênfase maior ao tema”, disse. E finalizou sua fala parabenizando a participação da comunidade que deixou as diferenças de lado para juntos debater o tema da seca

A barragem é solução a longo prazo - Lúcia Rocha (MDB), parabenizou pela realização da audiência e lembrou que a escassez de água é o maior problema que se enfrenta hoje. Afirmou que a luta dos pequenos agricultores, os mais prejudicados com a seca, é também, de cada vereador e de cada autoridade. “A solução a longo prazo é a construção da barragem do Rio Pardo”, disse, lembrando que não pode se esquecer das ações emergenciais e cobrou do governo municipal mais carro pipa para os moradores da zona rural. “Juntos podemos resolver esse problema”, e finalizou cobrando ações do governo municipal.

É preciso união – O vereador, líder do governo na casa, Luiz Carlos Dudé, explicou que quem chama a audiência é o legislador e rebateu o pronunciamento de algumas pessoas por criticar os parlamentares. Contou que a casa do povo vem tomando providências para amenizar o problema da seca. Disse que o governo do estado, responsável pela barragem Catolé tem que tomar providências porque a obra esta parada. “A prefeita foi a Brasília e entregou um documento solicitando que seja feita a barragem do Rio Parto o quanto antes, porque é a única solução para a cidade”, contou finalizando pedindo união para resolver o problema, sugerindo ir os 21 vereadores ao governo do estado e federal pedir respeito pela cidade e região.

O debate precisa existir - O vereador Luciano Gomes (PCdoB) rebateu as criticas feitas à Câmara Municipal, explicando que o debate sobre a seca é necessário e urgente. “Quem quer assumir uma associação precisa entender que debates como esse precisa existir”, defendeu. Ele lamentou que a discussão sobre a crise hídrica só aconteça quando o problema está estabelecido. “Precisamos de planejamento para fazer o devido enfrentamento da seca. Ela está aí todos os anos”, afirmou. Disse ainda que é necessário conhecer essa realidade e se posicionar para além do discurso. “Tem gente que faz discurso porque acha bonito discursar, nem sempre sabe o sofrimento que o povo passa. É preciso conhecer essa realidade até mesmo para saber cobrar das autoridades”, declarou. Luciano também defendeu a soma de forças das diferentes esferas de governo para executar ações concretas de combate a seca. “O momento é de apertar as diferentes esferas de governo para unir forças e minimizar os transtornos que estamos enfrentando”, afirmou. Por fim cobrou da Embasa mais celeridade em obras que vão garantir o fornecimento de água potável em localidades como Bate Pé, Iguá, Cercadinho, Inhobim e Cabeceira da Jibóia.

Rumo a Soluções Concretas - O Vereador Valdemir Dias (PT) afirmou que é imperativo que se inicie uma discussão franca sobre as relações entre efeito e causa, e reconheceu que “um governo inadequado resulta em sofrimento para a população”. Dias afirmou que as ações precisam ser coordenadas e estrategicamente planejadas para garantir impactos positivos. “Podemos encontrar inspiração em programas bem sucedidos, como o Luz para Todos, um exemplo notável de êxito em nosso país”, contou. Dias relata que essa iniciativa demonstra que soluções articuladas podem trazer benefícios significativos para a população, “assim como o programa de eletrificação rural, é crucial implementar uma iniciativa igualmente abrangente e eficaz para garantir água para todos”. Concluiu questionando que “é fundamental que, juntos, busquemos apoio no Congresso Nacional para desenvolvermos uma estratégia robusta. A pergunta que devemos fazer é: qual é o plano emergencial que o município possui para enfrentar essa crise hídrica? Com uma discussão aberta e colaborativa será permitido traçar um caminho claro e efetivo em direção a soluções concretas para garantir o acesso à água para todos”.

Compromisso com Resultados Efetivos - O Vereador Edivaldo Ferreira (PTB) relatou que sua missão é representar a população, “é de extrema importância que suas vozes sejam ouvidas, como vereador, meu papel não se resume à execução direta, mas sim em cobrar ações concretas.”

Ferreira explanou que é fácil para alguns simplesmente afirmar o que fizeram, mas o que realmente importa são os resultados tangíveis. “Nosso compromisso é trabalhar de maneira eficaz, buscando constantemente meios para que ações concretas sejam implementadas, concluiu.”

“A estiagem não pega ninguém de surpresa” - A vereadora Márcia Viviane (PT) destacou o compromisso do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em anunciar nesta sexta-feira (15) as ações emergenciais de combate a seca. Sobre o pedido de retratação do seu pronunciamento, Márcia Viviane lembrou que o vereador é revestido de imunidade parlamentar. “A Constituição Federal nos dar imunidade parlamentar. Por isso, não precisamos nos retratar sobre aquilo que dizemos no parlatório”, declarou. Sobre as críticas que fez à Defesa Civil do município, explicou que sente falta de um plano municipal de enfrentamento a seca e a estiagem. “Se tem, eu gostaria que esse plano fosse entregue a Câmara Municipal para que possamos apreciá-lo”, afirmou. Nesse sentido, disse que a falta de planejamento agrava ainda mais os transtornos da seca. “A estiagem não pega ninguém de surpresa. Ninguém aqui pode dizer que foi pego de surpresa. Esse é o motivo da minha crítica”, afirmou. Viviane enfatizou que conhece bem esse problema da seca, por ter família na zona rural e já ter trabalhado em localidades afetadas pela estiagem. “Eu conheço a zona rural, fui secretária de Saúde e trabalhei na rede municipal de Saúde, rodando todos os cantos dessa cidade. Meu pai mora na zona rural e conheço bem esse problema” comentou. Ela encerrou o pronunciamento cobrando compromisso por parte das autoridades políticas. “Os cargos comissionados que não querem ser cobrados em sua função, que peçam para sair”, pontuou.

Auxílio imediato -  O vereador Subtenente Muniz (Avante) defendeu a implementação de medidas assistencialistas na zona rural do município, argumentando que é necessário fornecer auxílio imediato diante das dificuldades enfrentadas pelas comunidades mais distantes. “O vereador precisa conhecer a zona rural, precisa contribuir com os eventos dessas localidades, fiscalizar as condições das estradas e a melhoria na qualidade de vida dessas pessoas”, defendeu. Apesar de defender o assistencialismo, cobrou também investimentos em infraestrutura, como a construção da Barragem do Rio Pardo. “Este equipamento precisa ser construído, pos é a única forma de colocar agua na torneira de cada um de vocês”, defendeu o vereador. Muniz agradeceu a população que compareceu a audiência pública, reafirmando o compromisso assistindo a população da zona rural. “Vou continuar na zona rural assistindo a população dentro daquilo que podemos fazer”, declarou.  O vereador cobrou da Embasa maior comprometimento em atender as demandas que foram apresentadas durante audiência.

Falta água e não tem mais tempo para discutir - Chico Estrela (AGIR), falou que nada foi resolvido e que não tem mais tempo para discussão. Segundo ele, é preciso efetividade para resolver a falta d’água, lamentando a situação dos moradores da zona rural. “Hoje, em pleno século 21 ainda estamos discutindo a seca em nosso país”, falou lembrando que “temos muito água, mas nos falta vasilhas para armazená-la. Que parem todas as obras e que se resolva o problema da sede da população”, finalizou.




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30